O presente projeto de extensão aborda um importante tema relacionado ao reaproveitamento de resíduos sólidos e sua transformação em adubo orgânico (húmus). Seu objetivo principal é ensinar e difundir a atividade de compostagem nas escolas da região a partir da instalação e monitoramento de sistemas de compostagem. Desde o início do projeto (julho de 2018) já foram visitadas 7 escolas, das quais em 4 já foram instalados os sistemas de compostagem. Além dessa atividade, foram realizadas duas oficinas e uma palestra em escolas de Diadema. Visitas monitoradas, oficina de compostagem e observação da microbiologia presentes nos compostos, também foram realizadas na área de compostagem do Campus Diadema. Essas atividades estão sendo ampliadas para novas escolas e instituições, como ONGs, da região. Espera-se que o projeto incentive e conscientize as pessoas sobre a importância de incluir no seu cotidiano práticas simples e sustentáveis de reaproveitamento de resíduos orgânicos pela compostagem (Profa. Mirian Shinzato, UNIFESP, Diadema).